G1, portal de notícias da globo. Este site é uma demonstração clara de jornalismo na web ou webjornalismo. E como tal, apresenta uma grande variedade de informações você pode ficar por dentro da vida dos famosos ou até mesmo saber a quanta anda a bolsa de valores no Japão. Um dos grandes adventos dessa forma de jornalismo foi a instantaneidade da informação. Após alguns segundo do fato ocorrer a notícia já está disponível na “net”.
Acredito que todas as características estejam muito presentes nesse site. A interatividade está muito evidente, em portais presentes como “fale conosco” ou “vc no G1” você pode dar dicas ou fazer sugestões ou até mesmo comentar sobre o conteúdo que ali foi mostrado. Isso faz com que o leitor sinta-se parte do processo. Tornando o site multi-interativo.
Outra característica muito evidente é a customização do conteúdo/ Personalização com a grande variedade de informações disponíveis o usuário pode escolher o que deseja ler conforme o seu gosto. As informações estão separadas por conteúdo isso facilita na hora que o leitor vai optar por aquilo que lhe é mais agradável.
Acredito que a hipertextualidade seja a característica mais evidente de todas, o site contém vários Links e janelas que te possibilitam de viajar pela web a procura de informação ou até mesmo diversão. As vezes se informar e se divertir tbm ;}
Multimidialidade/Convergência trata-se da união dos formatos de mídias tradicionais( imagem, texto e som). No G1 são disponíveis reportagens que trazem tudo junto imagens, textos e sons, isso eu achei bem interessante pq proporciona ao leitor uma compreensão mais fácil.
Memória, você pode ter acesso a reportagens informações mais antigas, elas não ficam disponíveis somente em um certo prazo. Assim sempre que você precisar de uma informação mesmo que seja de muito tempo atrás você poderá encontrar lá.
Resumindo esse é um site muito bacana, eu sempre busco informação nele e na medida do possível ele satisfaz as minhas necessidades :D
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário